Helen Keller International Go to main content.Go to section navigation.Accessibility Statement.

Donate Now

Spirit of Helen Keller Gala

Research and Publications

Nutrition News for Africa

15 de Julho, 2007

 

Um artigo intitulado “Actividades que geram rendimento materno, cuidados infantis e nutrição infantil no Mali” foi publicado por June Pierre-Louis et al. no Food and Nutrition Bulletin 2007;28 (1):67-75

 Introdução: As actividades geradoras de rendimentos maternos estão hipoteticamente relacionadas com a nutrição infantil através de diversos mecanismos. As actividades geradoras de rendimentos maternos aumentam a disponibilidade alimentar dos agregados porque aumentam a produção alimentar e os rendimentos do agregado assim como as despesas com a alimentação; essas actividades podem também diminuir o tempo que as mães passam tomando conta dos seus filhos, a alimentá-los e a amamentá-los, e podem também aumentar o tempo que outras pessoas, que não elas, cuidam dos seus filhos. As actividades geradoras de rendimentos maternos podem também aumentar o acesso das mães a recursos para obter alimentos, dar-lhes mais poder de decisão e controlo sobre o rendimento.

Métodos: A população integrante deste estudo foi a do meio rural, residente em aldeias em redor da cidade de Kolondiéba (5.000 habitantes), o centro administrativo da região. A cidade de Kolondiéba está localizada numa área remota situada a 200km a sudeste da capital, perto da fronteira com a Costa do Marfim. As crianças escolhidas para participar neste estudo tinham entre 12 e 36 meses de idade, são de etnia Bambara, residiam a não mais de 20 km da cidade de Kolondiéba e não eram gémeos. Foram recolhidos dados sobre a forma como as mães ocupavam o seu tempo, para calcular a carga produtiva ou as actividades geradoras de rendimentos e o tempo passado a cuidar das crianças, e a observar práticas específicas de cuidados infantis. O tempo materno utilizado foi observado por um técnico local devidamente treinado para o efeito, e a observação decorreu entre o nascer do sol e o pôr do sol (das 6 da manhã até às 6 da tarde). O tempo passado em actividades geradoras de rendimentos, trabalho doméstico, cuidados infantis, socialização, actividades variadas (cuidados pessoais, caminhadas, rezas, etc.) foi registado até o valor mais aproximado de 5 minutos e expresso em horas na análise estatistística. As actividades geradoras de rendimentos maternos em dias em que não havia mercado foram: agricultura por conta própria, apanha de sementes de “shea” e fazer manteiga de “shea” (CI: do not know which tree is this one???). As actividades de cuidados infantis foram: amamentar, alimentar, dar banho e vestir a criança, brincar com a criança e confortá-la. O tamanho do agregado e os bens (em gado) por pessoa serviram para identificar o estatuto sócio-económico; o tamanho do agregado está directamente relacionado com o número de adultos economicamente produtivos no agregado; enquanto que os bens reflectem principalmente o número de cabeças de gado, um dos bens mais importantes do agregado. A produção alimentar materna foi reportada pelas mães e foi uma variável categórica na análise estatística.

O consumo alimentar e de nutrientes de 45 crianças foi avaliada através do método de recolha de informação sobre os alimentos consumidos nas últimas 24 horas. Este método foi primeiro explicado às mães e depois foi-lhes pedido para observarem o que e quanto as suas crianças consumiam durante o dia. No dia seguinte pediu-se à mãe para dizer o que o seu filho comera no dia anterior. O peso e altura da criança foram adequadamente tirados e expressos na análise como z-scores para altura-para-idade, peso-para-idade e mudanças no z-score do peso-para-idade. As infestações parasitárias foram avaliadas através da colheita de uma amostra de 5 gr das fezes de cada criança.

Resultados: Neste estudo a prevalência de crianças “baixinhas” (desnutrição crónica) foi de 29% e a prevalência de crianças “magrinhas” (desnutrição aguda) foi de 17%. A percentagem de fezes de crianças com resultados positivos para a Giardia foi de 17%, e a percentagem de fezes com resultados positivos para E. histolytica foi de 5%.

Foram encontradas associações positivas entre o tamanho do agregado e a altura para a idade da criança; entre os bens em gado por pessoa e o consumo de proteína animal; entre a supervisão materna durante a alimentação da criança e consumo de proteína animal; entre a produção materna de amendoim e z-scores do peso-para-altura da criança.

Discussão: A produção materna de alimentos durante a estação chuvosa revelou estar relacionada com o nível nutricional da criança a curto prazo (criança “magrinha”, consumo de alimentos energéticos), enquanto que o tempo que a mãe gasta em actividades geradoras de rendimentos mostrou uma fraca relação com o nível nutricional da criança a longo prazo (criança “baixinha”). Os resultados deste estudo sugerem que a supervisão materna durante a alimentação da criança pode compensar o efeito negativo das actividades maternas de geração de rendimentos no consumo de proteína animal, pela criança. Os autores concluem que a medição das actividades variadas e do tipo de actividades de geração de rendimento, a informação sobre o controlo materno sobre o rendimento, e o entendimento profundo das práticas de cuidados infantis, assim como o contexto cultural, são necessários para melhor elucidar os efeitos da produção materna de alimentos e do comércio nos cuidados de saúde e nutrição infantil em África.