Helen Keller International Go to main content.Go to section navigation.Accessibility Statement.

Donate Now

Spirit of Helen Keller Gala

Research and Publications

Nutrition News for Africa

15 de Agosto, 2007

 

Um artigo com o título “Comparação aleatória de 3 tipos de suplementos de micronutrientes para fortificação caseira dos alimentos complementares no Gana: os efeitos no crescimento e no desenvolvimento motor” foi publicado por Adu-Afarwuah,et al. no American Journal of Clinical Nutrition 2007;86:412–20.

 

Introdução
O baixo teor de micronutrientes nos alimentos complementares consumidos por grande parte da população dos países pobres tem sido associado com a falta de crescimento, aumento da morbilidade e atraso no desenvolvimento motor. Uma estratégia de baixo custo para lidar com este problema é a fortificação caseira dos alimentos complementares com múltiplos micronutrientes. Para esse efeito, foram identificados três tipos de suplementos com múltiplos micronutrientes, entre eles, Sprinkles SP, que fornece as quantidades recomendadas (Recommended Nutrient Intake-RNI) de 6 vitaminas e minerais; Nutritabs, NT, que fornece o RNI de 14 vitaminas e minerais mais cálcio e potássio; Nutributer NB, que fornece o RNI de 14 vitaminas e minerais mais cálcio e potássio, fósforo e manganésio, assim como energia (108 kcal/d). O objectivo deste estudo é o de comparar a aceitabilidade e os efeitos destes 3 suplementos no crescimento e nos níveis dos micronutrientes nos bebés de 6 à 12 meses de idade.  

Métodos
O estudo foi realizado em Koforidua, na região Leste do Gana, entre Fevereiro de 2004 e Junho de 2005. O principal alimento complementar na maioria dos agregados é uma papa de farinha de milho fermentada. Os critérios para participação no estudo foram: 1) ter 5 meses de idade, 2) estar a ser amamentado (mesmo que parcialmente), 3) não existir registo de ser asmático ou alérgico ao amendoim, e 4) pretender continuar a viver no local em que decorreu o estudo nos próximos 7 meses. O estudo foi desenhado como um estudo aleatório de case comunitária, envolvendo 3 grupos de intervenção e um grupo de não-intervenção (NI). O resultado primário foi o crescimento; a morbilidade e o consumo de energia através dos alimentos complementares foram avaliadas e foi observado o desenvolvimento motor aos 12 meses.

Resultados
Durante a intervenção, os bebés do grupo NB ganharam mais peso (1.57 kg) e altura (8.3 cm) do que os bebés do grupo NT (1.35 kg e 7.8 cm, respectivamente); a diferença em relação ao grupo SP (1.39 kg e 7.9 cm, respectivamente) não foi significativa. Quando todos os 4 grupos foram comparados, os valores-z do peso-para-idade e peso-para-altura foram significativamente maiores no grupo NB, do que no grupo NT, após controlo do sexo da criança e altura da mãe. A percentagem de crianças capazes de andar sem apoio foi significativamente menor no grupo NI (25%) do que no grupo SP (39%), e nos grupos NT (36%) e NB (49%). A morbilidade não foi significativamente diferente entre os 3 grupos de intervenção.

 Discussão
Os autores descobriram que a suplementação com SP e NT não aumentou o crescimento, mas o grupo NB registou maior índice de ganhos de peso e altura do que os outros 2 grupos de suplementação. Os autores deste estudo chegaram à conclusão que o suplemento NB, que forneceu um conjunto maior de suplementos mais alguma energia e gordura, conferiu maiores benefícios do que os suplementos SP e NT.